Sobre final de semana

A você que não sabe: felicidade vende no mercado.
Bem, tecnicamente não só nos mercados, mas eu asseguro que a fórmula mágica (nem tão mágica assim) poderá ser rapidamente encontrada nas prateleiras de qualquer merceariazinha de quinta.
Mas não pense que é só assim: achou, comprou. Não! Tome tento, leitor!, a felicidade tem seu custo – custo esse que vai um pouco além dos dinheirinhos $$$. Somente pagar e levar é demasiado simples para adquirir algo tão precioso. Aliás, se eu pudesse deixar um conselho para os meus próximos, seria para que desconfiassem sempre da facilidade. A vida não é simples e burro é o santo que não desconfia da muita esmola.
Pulga atrás da orelha nunca incomoda, como eu mesma já dizia.
E agora voltando à questão inicial, aqueles que buscam a felicidade precisam estar aptos a enfrentar a moral do sistema. E o sistema é foda, parceiro. Sua alegria despertará o julgamento alheio, portanto, não se intimide com a caretice e muito menos com as retóricas de lá provenientes. Os discursos éticos vão importunar, claro, mas seguir adiante é uma questão de coragem. Seguir adiante é conhecer a felicidade.
Não que não existam efeitos colaterais, mas eu prefiro não abordar essas questões secundárias.
Não que a felicidade engarrafada seja vitalícia, mas talvez o prazer esteja exatamente na sua condição de efemeridade.
Aliás não, estou certa de que o encanto reside na falta de memória, na beleza da vida e dos viventes não-belos. O encanto está no “slow motion”. É um tal de rir a toa, não porque a vida esteja boa, mas porque acredita-se que cada gargalhada será convertida em real. É estar num mundo paralelo, como se a sua vida estivesse acontecendo diante de você, expectador. É válvula de escape, promoção de listerine. “Compre felicidade engarrafada e ganhe auto-confiança, diversão, sociabilidade... etc”
A você que ficou interessado: cuidado!, felicidade engarrafada é traiçoeira que nem gente efusiva - a dica é manter distancia.

3 comentários:

Bill Falcão disse...

Boa dica, dona Maria, boa dica!
Bjoo!!!

douglas nascimento disse...

Conheço bem esse tipo de molecagem.
Mas tenho uma boa tática agora. Só compro felicidade engarrafada em atacado.

Unknown disse...

Há muito tempo não venho aqui, Dona Maria. Talvez não se lembre de mim... Nostálgico!