Conversa de botões

Tem gente que reclama toda segunda-feira; tem gente que vai à missa sempre nas terças-feiras; tem aqueles que não perdem o futebol da quarta; aquelas que fazem a unha toda quinta-feira, como sem falta; na sexta tem a galera da cervejinha... E tem também a rapaziada da Augusta (rapazes de alma) que há anos põe a política em dia durante as partidas de dominó. Aos sábados, sagradamente, a deixa do sol é o chamado dos setentões. Há anos ininterruptos aquela calçada ouve memoráveis acontecimentos...

1954
- Tão sabendo de Getúlio? Sr. Presidente empacotou, abotoou o paletó, bateu as botas! “Saiu da vida para entrar na história”.

1986
- Bicho, já era o cruzeiro, a onda agora é o cruzado!

1968
- Tu viu? Os militares implantaram o AI-5 essa semana, o circo ta pegando fogo, meu chapa.

Dois mil e de...cadência
- Viram no jornal a agressão que o Serra sofreu essa semana?
- Tá falando da bolinha de papel? Ahhh se frescura matasse! Foi-se o tempo em que se fazia política nesse país... Lembra da morte de Tancredo em 85?
- Aquilo sim foi uma agressão. Um assassinato bem bolado! Pra mim foi assassinato, eu não engulo de jeito nenhum essa história de complicações na cirurgia, não mesmo.
- Grande Tom! Eu me lembro dessas suas mesmas palavras aqui há vinte e cinco anos atrás, quando saiu a notícia da morte dele.
- Bons tempos aqueles, meu amigo! Há vinte e cinco anos ainda se fazia política de verdade por aqui, hoje em dia nem existe mais partido. A velha esquerda tá se endireitando!
- Você lembra de como era antigamente? Os comícios em praça pública, cantores de rádio para encantar o povo, político gritando na raça, político levando eleição no grito, apuração manual... deliciosa espera aquela de dias e dias ao redor do rádio, né não?
- Tinha até jovem fazendo revolução na rua, lembra? Ahhh, meu velho, a política mudou...
- Se bem que tem coisa que nunca vai mudar, né, camarada? Os rituais do beija-mão praticados desde que o Brasil era colônia a gente continua vendo em toda eleição, as mentiras que os políticos contam não vão cessar, compra de voto sempre vai existir e massa alienada é a cara do Brasil... Se avexe não, meu velho, que eleição é tudo igual.

5 comentários:

Ana Paula Borges Pereira disse...

É...Infelizmente vou ter que concordar.
=)
Adorei moça!

natalya siqueira. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
natalya siqueira. disse...

tudo igual, ou melhor, pior. antes um assassinato bem bolado, um suicidio pomposo, por pura vaidade, ou até mesmo mais umas 10 AI's, acho até que preferiria encarar uma outra ditadura, do que ver o povo levando a palhaçada da política à sério, e colocando um analfabeto e seus coleguinhas para brincar de "vamos descobrir" lá no senado. além do que, é deprimente ver o descaso do povo para com a politica, para depois vê-los reclamar da mesma. =/
os brasileiros têem que começar a diferenciar politica de politico, afinal, politica não é chata, nem toda suja, ou qualquer que seja o estereotipo que tenham dado a ela, o problema da politica, é só a forma de como nossos amados "representantes" exercem ela aqui no Brasil . (:

Anônimo disse...

Concordo com cada linha que está ai! Viva o Brasil, viva o Brasil. E daqui a 20 anos leremos isso e diremos: nada mudou.

Lucas disse...

(-: