Com licença que eu vou discordar



Tô meio atrasada para tratar do assunto, claro, mas já diz o ditado: "antes tarde do que nunca." A copa acabou, eu sei. Não ganhamos a taça, eu sei. A reputação do futebol brasileiro está em baixa, eu também sei. Mas independente desses fatores eu senti uma necessidade imediata de refutar as afirmações quando vi a imagem, agora há pouco. Primeiro, porque temos um governo que promove a bolsa família, bolsa escola, fome zero e afins, contentando a massa, de forma que contém as críticas e a insatisfação popular, e aí os intelectuais de plantão tratam a copa do mundo como uma política pão e circo? Aham...
E aproveitando a deixa política... Que negócio complicado esse de votar, né? Lembro de ter discutido com deus-e-o-mundo por causa dos famosos discursos de "a política é um nojo, prefiro não me envolver" e agora tenho vontade de votar em branco. Mesmo com os avanços significativos e o crescimento extraordinário que o Brasil obteve no governo Lula, mesmo admirando a garra do presidente, não concordo com a sua política de governo e não sou a favor da prorrogação desta. Também não confio o meu país a Marina Silva e nem ao PSDB. Mas, enfim, voltando a Copa, tem também essa questão de patriotismo a cada quatro anos que é muito recorrente.
Mas como não se vangloriar dos cinco títulos mundiais? Ter o melhor futebol do mundo é ostensivo! Além do mais, quando não está acontecendo a copa do mundo não há muitos outros motivos para se orgulhar do país se volta e meia os noticiários são tomados por casos de políticos com dinheiro nas meias ou nas cuecas.
Também não concordo com o termo alienação massiva. Não é alienação, é PAIXÃO NACIONAL. Não é esquecer a corrupção e os problemas sociais. É o happy hour, o coffee break, o intervalo do colégio, a sexta feira à noite. Não é rivalidade mundial, é competitividade. Grande, enorme, gigantesca diferença! E, por fim, a manifestação comercial acaba como sendo uma eventual conseqüência.
O título, infelizmente, não veio. Mas se viesse, com certeza seria eu que iria ganhar também. O título seria meu, seu e de todos os 190 milhões de brasileiros. Seria nosso, seria do Brasil!

4 comentários:

gabi disse...

eu sou saopaulina de corpo, alma e coração, mas não sou tão chegada em futebol. haha
pra mim tanto faz ter copa ou não. claro que acompanho e fico fula da vida quando a seleção faz merda, mas eu viveria perfeitamente bem sem essa competição ;)

# móveis ali na sedebar *--*

# MOÇA, EU RI MUUUUUUUUUITO COM O SEU SINGELO PEDIDO. eu posso te dar um, se vc quiser haha ;}

obrigada pela visita, ;*

Beautiful Stranger disse...

concordo com voce em alguns pontos, alias, na maioria deles voce foi extremamente coerente; parabens pelo blog...


Beautiful Stranger
strangerbeautiful.blogspot.com

douglas nascimento disse...

Fiz uma postagem sobre o mesmo assunto há um tempinho atrás (quando o cheiro de copa ainda estava no ar).
Não sou daqueles que apenas tacam pedras na Copa do Mundo. Esta é um evento e tanto, mas o brasileiro poderia ser tão assíduo ao seu país quanto é a sua seleção DE FUTEBOL.
Na Geografia existem dois conceitos diferentes e que explicam bem o tema: Nacionalismo e Patriotismo.
O brasileiro é patriota, mas não é nacionalista. O que é uma pena. Eu, particularmente, gostaria muito que fossemos as duas coisas. Gostaria até que fossemos mais xenófobos (olha só).
Mas enfim. Também não tenho canditados presidenciais.

gabi disse...

aah, droga, vamos atualizar isto aqui, né?/


sim, eu te dou um.
mas você é quem vai especeficar como quer, caso não queira confiar no meu gosto hihi

pegaa: gabiz--@hotmail.com :*