Mais de minha relação com a insegurança

Insegurança: s.f. Falta de segurança.

Apenas isso? Eu me recuso a aceitar essa mísera definição. Oh, francamente, Senhor Aurélio! Como ousa dar um significado tão simplório para minha querida insegurança? Justo ela, minha companheira, minha melhor amiga de infância! Doce insegurança... Estamos juntas desde aquele tempo em que a diretora do colégio tomava a leitura dos alunos na alfabetização. E assim seguimos, sempre juntas. Inseparáveis, como Chris e Greg. Mas é tão criticada e ofendida, oh, pobre insegurança.
Apesar da nossa relação por vezes tumultuada, não posso deixar que tratem-na com tanta aspereza, mesmo tendo conhecimento de que ela inevitavelmente se transformou num empecilho para o êxito. Só eu tenho o direito de magoá-la.
Sei que ela é a principal responsável por muitos dos meus fracassos e estou ciente que preciso me desfazer de tudo esteja nesta condição. Mas é duro, hard, so hard... Não estou preparada para deixá-la ir embora, afinal, são tantos anos gozando de sua plena fidelidade. A propósito, quem apostaria na fidelidade de um sentimento tão traiçoeiro como a insegurança? Mas sim, a insegurança é fiel, tanto quanto Sancho Pança foi ao Dom Quixote. Até o que há de mais traiçoeiro é dotado de nobrezas (desprezíveis, mas ainda assim nobrezas). E o apreço também é um sentimento nobre. Sei que ela nutre por mim um singelo (?) sentimento, e por isso fez com que eu abdicasse de me entregar por completo. Zelo. Estou certa de que o fez na melhor das intenções, não queria que eu sofresse. – E não acabou sofrendo do mesmo jeito? O inferno está cheio de boas intenções!
Ciúme também. Teve receio de que eu a trocasse pela segurança que acompanha o amor. Coitadinha, eu a entendo... Eu a entendo p-e-r-f-e-i-t-a-m-e-n-te.

9 comentários:

Anônimo disse...

Aaaah, a insegurança pode acompanhar você pela vida inteira, mas vai ter um momento em que ou você abandona ela e segue em frente, ou vai viver a vida inteira no mesmo ciclo de perdas. Ou você cria sua segurança pra seguir em frente ou a sua amiga pode te puxar pra o quinto dos infernos! XD

-x-

Aaaah, sempre podemos encontrar uma nova pedra preciosa. As vezes perdemos uma valiosa porque procuramos uma com ainda mais valor. Talvez você encontre a pedra que procura, e talvez ela esteja no caminho XD

Ana Paula Borges Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BrunoFaçanha disse...

Tá. . .
mas, o que é definição?

_____
adorei o texto. o Sancho. muito bem colocado.
=D

Ana Paula Borges Pereira disse...

Uauuuu!
Adorei seu ironismo no texto!
Ahhh insegurança...Temos uma amiga em comum moça! hehe

Unknown disse...

Péssimo texto. Opinião (:

Cinthia Bittencourt disse...

Um tanto poético, um tanto irônico..
Adoreei *.*

Rafael Castellar das Neves disse...

Solicito imediatamente uma revisão formal nos dicionários...concordo com vc!

Marília Macedo disse...

o dicionario as vezes me decepciona, afinal procuramos algumas soluçoes, e ele só piora a situação.
bom..acredito que 99% dos seres humanos sofrem de insegurança, ainda bem.
já imaginou se fossemos cheios de nós?! nossa...

:)

Carol disse...

Eu e minha insegurança também temos um caso de amor desde sempre.
Acho que nem consigo mais viver sem ela...